quinta-feira, 1 de agosto de 2013

VOCÊ SE IDENTIFICA COM ORFA OU COM RUTE?


O livro de Rute é um registro histórico da vida em Israel durante o período dos juízes. O livro narra a bela história de amizade entre duas mulheres: Noemi e uma de  suas duas noras, Rute. A história cita uma lei interessante em israel (a lei da remissão ou resgate do parente mais próximo). Mas o assunto que quero tratar neste texto é sobre o episódio da volta de Noemi da terra de Moabe para Judá e de como as atitudes de suas duas noras podem se parecer bastante com a nossa caminhada rumo aos céus. 

Ao fugir de sua terra natal, Judá, por causa da fome, o esposo de Noemi, chamado Elimeleque vai até Moabe, levando Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom. A família se estabelece em Moabe, mas Elimeleque morre, deixando Noemi sozinha com os seus dois filhos, os quais casam-se com duas moças moabitas, uma chamada Orfa e a outra, Rute. Infelizmente, os dois filhos de Noemi também morrem, ficando aquelas mulheres sozinhas com sua sogra, a qual decide voltar a sua terra, por causa das perdas e recebendo notícias de que em sua terra natal o período de fome havia cessado.

Parece que Noemi decide voltar sozinha, mas suas noras decidem acompanhá-la na jornada. Noemi tenta convence-las do contrário. A forma como as duas mulheres lidam com a tentativa de Noemi de fazê-las voltar é interessante, nos levando a fazer um paralelo entre Orfa e Rute e a caminhada do crente rumo aos céus. Vejamos:

Orfa começou a caminhada rumo a Judá com Noemi, mas foi convencida por ela a dar meia volta e ficar em Moabe. A argumentação de Noemi a fez pensar melhor e, mesmo amando sua sogra, ela ficou em Moabe. Rute, no entanto, se apegou de tal forma a Noemi que, resoluta, não quis tomar o mesmo rumo de Orfa e foi embora com sua sogra, apesar das tentativas de Noemi de fazê-la desistir.

Orfa representa o crente que desiste da caminhada, que volta atrás, que não termina o que começou, que não sustenta a decisão de seguir a Cristo e ganhar o céu. A argumentação dos que não seguem a Cristo, os prazeres e apelos bem elaborados do mundo o seduzem, levando-o a olhar pra trás e largar a sua cruz. Orfa representa o crente indeciso, inconverso, que não tem certeza, realmente, de sua decisão de servir a Deus. Infelizmente, como Orfa, existem muitas pessoas que estão ficando pelo meio do caminho.

Rute é o estereótipo do crente fiel, que nada, nem ninguém o tiram do caminho. Podem vir com os melhores argumentos, as melhores propostas; nada consegue demover seu amor e devoção por Deus. Ele ama o Senhor, e a cada dia esse amor aumenta mais; está disposto a seguir a Cristo aonde Ele for. Ele está firme na fé, alicerçado na rocha; está pronto e disposto a pagar o preço. É o crente que morreu para o mundo e está vivo para Deus. Cristo é o seu alvo, o céu é a sua última parada. 

VOCÊ SE IDENTIFICA COM ORFA OU COM RUTE???
QUE TIPO DE CRENTE VOCÊ TEM SIDO???

Pense Nisso. Paz de Cristo!!!

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor! Irmão Joas Silva, retribuindo e parabenizando pelo blog. Que possamos estar sempre crescendo na graça e no conhecimento. Deus abençoe.
    Pastor Ismael - blog Aqui eu Aprendi!

    ResponderExcluir