sexta-feira, 25 de abril de 2014

Atitudes do crente para com o seu coração.





Marcos 7:18-23.
Introdução: Atualmente sabemos que o cérebro é o centro diretor das atividades humanas. No entanto, na bíblia o centro destas atividades é atribuído ao coração. Biblicamente, o coração pode ser considerado como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto, emoção e volição. Vejamos, então, quais atitudes devemos tomar com relação ao nosso coração:
I) Devemos guardá-lo.
- Um dos significados da palavra guardar é proteger, cuidar, esconder, conservar, tomar conta etc... Quando a bíblia nos manda guardar o coração ela está dizendo que devemos cuidar dele, protegê-lo, conservá-lo, tomar de conta etc. É do coração que brotam as ações que tomamos no mundo externo. Logo, quando nosso coração não é cuidado (guardado) nossas atitudes refletem isso.
Ler Pv. 4:23/ Mt. 15:18-20/ Lc. 6:45.

II) Devemos dedicá-lo totalmente a Deus.
- Devemos oferecer; destinar; dedicar todo o nosso coração ao Senhor. Não podemos dedicar partes de nossas vidas a Deus, nosso coração deve ser plenamente do Senhor.
Ler Dt. 4:29/ 6:5/ 11:13/ 1Rs. 8:61/ Mt. 6:21.

III) Devemos impedir que satanás tome conta dele.
- Todas as vezes que damos vazão ao pecado em nossas vidas, estamos dando legalidade para que o inimigo entre em nosso coração e tome conta dele. Vivemos numa guerra constante para que isso não aconteça. Nosso coração nunca está vazio, ou ele está cheio de Deus ou cheio do mal.
Ler At. 5:3/ 1Pe. 5:8/ Tg. 4:7/ Lc. 8:12.

IV) Devemos fazer dele a habitação de Cristo.
- Cristo verdadeiramente habitará o nosso coração se fizermos Dele não somente nosso salvador, mas também nosso Senhor. Cristo precisa ser o morador mais ilustre do seu coração, Ele deve ter primazia em tudo.
Ler Ef. 3:17/ Jo. 14:23.

V) Devemos mantê-lo limpo e puro.
- A limpeza e a pureza são essenciais ao coração daquele que serve ao Senhor Deus. Limpeza e pureza são resultantes da santificação em nossas vidas.
Ler Mt. 5:8/ Tg. 4:8/ Sl. 51:10/ Hb. 10:22.


Conclusão: ... "Pois a boca fala do que está cheio o coração" (Mt. 12:34). Como centro de nossas vontades, o coração só dá aquilo que tem. Portanto, temos de cultivar as atitudes listadas acima para que nossas ações possam glorificar o nome do Senhor.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

De quê você tem “alimentado” a sua alma?




 - O vocábulo “alma” (nephesh no hebraico e psyche no grego) aparece cerca de quinhentas vezes no AT e cerca de trinta vezes no NT. As duas palavras (nephesh e psyche), dependendo de seu contexto, tem vários significados, podendo se referir a homens, animais, à vida e etc. Mas, geralmente, a palavra quer dizer: “a substância incorpórea, imaterial e invisível, criada por Deus à sua semelhança, sendo a fonte motora de todos os sentimentos e ações do homem”. É a parte imortal do homem, em contraste com o corpo. Pode existir dentro do corpo ou fora dele (ler Ap. 6:9). 

- O homem é um ser tricotômico, sendo que, na hora de sua morte, o corpo – parte material – se separa da alma e do espírito – parte imaterial. A alma e o espírito são inseparáveis e algumas vezes são tomados como a mesma coisa pela bíblia sagrada (ler Ec. 12:7 e Ap. 6:9).

- Considerando o que foi exposto acima, devemos atentar, seriamente, para a forma como estamos “alimentando” a nossa alma, pois assim como o corpo precisa de alimento para manter-se, a nossa alma também precisa ser alimentada para que possamos ter uma vida espiritual saudável. 

Mas a pergunta é: De que você tem “alimentado” a sua alma?

- A má alimentação causa problemas no nosso corpo físico, podendo, muitas vezes, nos levar a desenvolver doenças graves e consequentemente levar-nos à morte. 

- A nossa alma adoece, na maioria das vezes, por causa dos “alimentos ruins” que estamos ingerindo, e que já deveriam ter sido abolidos de nosso “cardápio” há muito tempo. Vejamos alguns:
Alimentos das obras da carne: Gl. 5:19-21/ Alimentos do velho homem: Ef. 4:21-31/ Alimentos dos filhos da desobediência Ef. 5:3-6/ Os alimentos da corrupção dos últimos dias: 2Tm. 3:1-5/ Alimentos do tempo passado: 1Pe. 4:3. 

- Se você tem alimentado a sua alma com esses "alimentos" é hora de uma dieta urgente. Caso contrario a obesidade espiritual (pecado), levará você à morte. 

- Alimentar bem a alma é condição basilar para a saúde espiritual do salvo em Cristo. Devemos ter dieta espiritual balanceada. A alma só está bem se estivermos nos alimentando da fonte espiritual correta. O provedor dos alimentos da alma é o Deus Todo Poderoso. Somente Nele e por meio Dele temos uma alma saudável e bem alimentada. 

- Vejamos alguns alimentos imprescindíveis para nossas almas: A palavra de Deus: Mt. 4:4/ A oração Mt. 26:41/ A comunhão com o Espírito Santo: Gl. 5:16/ A comunhão com os santos: 1Jo. 1:7. 

- Esses alimentos é que vão robustecer sua alma, tornando-o apto e saudável para ser instrumento de Deus nessa geração.

 De quê você tem alimentado a sua alma?   

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O crente e o seu tempo devocional com Deus




Quanto tempo do seu dia você tem dedicado à devoção a Deus? Você pára para louvar, orar e meditar na palavra de Deus em algum momento do seu dia? Quanto tempo você dedica a essa atividade? 

A devoção é indispensável em nossa vida com Deus e ela exige que tiremos um tempo diário específico para estar em sua presença. Devoção significa: piedade; sentimento religioso; dedicação ao culto de Deus; respeito; afeição; dedicação. O tempo devocional do crente é o momento que ele fica a sós com Deus para louvar ao Seu nome, orar e meditar em Sua palavra. Pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite (Ler Sl. 5:3; 55:17; Mc. 1:35).

 O tempo devocional do crente é o seu culto particular a Deus. O ato de cultuar a Deus no templo depende da qualidade do culto a Deus em particular. Se não costumamos adorar a Deus a sós, muito menos em público, e junto das pessoas, o faremos com qualidade (Ler Jo. 4:23-24; Mt. 6:6; Rm. 12:1).

O tempo devocional com Deus precisa ser contínuo. Todos os dias, precisamos cultuar ao Senhor, daí a necessidade do tempo devocional diário precisar ser constante na vida do crente. Você precisa separar um horário fixo e diário para se encontrar com o Senhor. A frequência depende da sua “fome” de Deus (Ler Mc. 1:35 ; Daniel 6:10; Sl. 55:17).

O tempo devocional precisa ser espontâneo. Deus nunca nos forçou a nada. Com relação ao tempo devocional, deve haver espontaneidade por parte do crente. Não faça por obrigação, faça por prazer (Ler Sl. 1:2; 84:10; Jr. 29:13).

Que você possa ser tocado por Deus e deseje ardentemente sua presença, a ponto de busca-lo todos os dias de sua vida.


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O Que Acontece Quando Ignoramos a Palavra de Deus?








 Um dos significados da palavra ignorar é: fazer de conta que algo, ou alguma coisa, não existe. Partindo-se deste conceito, entendemos que ignorar é você saber de uma determinada coisa e fazer pouco caso dela ou até mesmo fingir que tal coisa não existe. Infelizmente, no meio evangélico atual, algumas pessoas ignoram os ensinamentos da Palavra de Deus, incorrendo em erros doutrinários e de natureza pessoal, terríveis. Se, entendemos que, a bíblia sagrada é nossa regra áurea de vida cristã não podemos ignorar suas verdades. Vejamos então, algumas consequências de se ignorar a Palavra de Deus.

 Ficamos suscetíveis ao erro.
- Ao ignorarmos a palavra de Deus, contida na bíblia sagrada, ficamos desprotegidos com relação aos erros ocorridos pelo desconhecimento – proposital - das verdades de Deus, e começamos a divagar em nossos próprios conceitos errôneos e fantasiosos. Muitos erros ocorridos em nossos dias (sejam eles doutrinários ou pessoais) ocorrem por ignorarmos os ensinamentos bíblicos.
Ler Mt. 22:9; Mt. 19:3-6; Mt. 13:15; Rm. 1:28-32.

 Não compreendemos os desígnios de Deus.
- O Senhor tem propósitos específicos. Ao ignorarmos a Sua palavra deixamos de compreender os seus planos. Muitas pessoas questionam as ações de Deus – seja no âmbito particular ou geral - por não conhecerem a Sua palavra. Muitas vezes esses questionamentos dos desígnios do Senhor nos podem afastar de sua presença.
Ler   Mt. 16:21-23; Lc. 24:25-27; Sl. 73:1-28.

 Causa destruição espiritual.
- A maior consequência de ignorarmos a palavra de Deus é a destruição espiritual, pois esta pode nos afastar definitivamente do Senhor. Ignorar a bíblia é ignorar a nossa vida com Deus. Quantos estão em ruína espiritual por ignorar as verdades de Deus!
Ler Dt. 28: 15, 20; Os. 4:6; Lc. 6:47-49.


 De posse desta exortação, que possamos ouvir e praticar o que estamos recebendo da parte de Deus. Ao escrever aos coríntios, Paulo disse: “Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E, se alguém o ignorar, será ignorado (1Co. 14:37-38).

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

COMO TEMOS APRESENTADO JESUS E SUA MENSAGEM ÀS PESSOAS?


Preste muita atenção nessa estória (por entende-la como uma ilustração, escrevi com "e"):

Dois homens estão sentados em um avião. Ao primeiro é dado um pára-quedas e é orientado a colocá-lo, pois, o pára-quedas melhoraria a qualidade do seu voo. Ele fica um tanto cético no início porque não consegue ver como o fato de usar um pára-quedas em um avião poderia melhorar a qualidade de seu voo. Depois de um certo tempo porém, ele decide experimentar para ver se o que lhe havia sido dito era mesmo verdade. Então, quando ele coloca o pára-quedas, ele nota o peso sobre seus ombros e descobre que tem dificuldade para sentar-se direito. Mesmo assim, não tira o pára-quedas de imediato, pois se consola com o fato de que lhe foi dito que o pára-quedas melhoraria o seu voo. Assim, ele decide dar um tempinho para ver se a tal coisa funciona mesmo. Enquanto espera, percebe que alguns dos outros passageiros estão rindo dele, pelo fato de ele estar usando um pára-quedas em pleno voo. Ele começa a sentir-se um tanto humilhado. Quando os outros passageiros começam a apontar e rir dele, ele não aguenta mais! Então, encolhe-se em sua poltrona e arranca o pára-quedas, jogando-o ao chão. Desilusão e amargura preenchem o seu coração, pois, pelo que parece, contaram-lhe uma mentira absurda!
O segundo homem também recebe um pára-quedas, mas escutem só o que lhe é dito: “Coloque este pára-quedas, pois a qualquer momento você terá que saltar deste avião e nós estamos a 25.000 pés de altura.” Ele fica muito agradecido e coloca logo o pára-quedas; Nem percebe o peso do objeto sobre seus ombros, muito menos se incomoda com o fato de que não consegue sentar-se direito, pois sua mente está ocupada (ou até mesmo consumida) pelo pensamento do que aconteceria se saltasse sem o pára-quedas. (Fonte: Apostasia- Uma definição chocante- http://teophilo.info/estudos/apostasia).

A estória acima, ilustra muito bem a situação hodierna quando o assunto é o evangelho que está sendo anunciado atualmente. Para se conseguir pessoas para encher -ou inchar- os templos, a mensagem precisa ser "atraente", "bonitinha". Não se pode "espantar" as pessoas com um "slogan" como: ...carregue sua CRUZ e siga-me". O melhor que se tem a fazer é suavizar a mensagem do evangelho. É como se fossemos comissários de bordo dando às pessoas os pára-quedas e dizendo: "isto suavizará o seu voo. 

Esse evangelho (evangelho?), não forma discípulos, forma "exploradores de Deus", interesseiros espirituais, que quando não veem seus desejos satisfeitos, tiram o pára-quedas das costas e "espatifam-se" no chão da decepção com Cristo e o evangelho.

Que possamos apresentar o verdadeiro evangelho com sua mensagem cristocêntrica às pessoas. Temos um compromisso muito sério com a nossa geração. Preguemos a tempo e fora de tempo a mensagem que liberta, salva e transforma o mais vil pecador em uma nova criatura.

Paz de Cristo.









quinta-feira, 1 de agosto de 2013

VOCÊ SE IDENTIFICA COM ORFA OU COM RUTE?


O livro de Rute é um registro histórico da vida em Israel durante o período dos juízes. O livro narra a bela história de amizade entre duas mulheres: Noemi e uma de  suas duas noras, Rute. A história cita uma lei interessante em israel (a lei da remissão ou resgate do parente mais próximo). Mas o assunto que quero tratar neste texto é sobre o episódio da volta de Noemi da terra de Moabe para Judá e de como as atitudes de suas duas noras podem se parecer bastante com a nossa caminhada rumo aos céus. 

Ao fugir de sua terra natal, Judá, por causa da fome, o esposo de Noemi, chamado Elimeleque vai até Moabe, levando Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom. A família se estabelece em Moabe, mas Elimeleque morre, deixando Noemi sozinha com os seus dois filhos, os quais casam-se com duas moças moabitas, uma chamada Orfa e a outra, Rute. Infelizmente, os dois filhos de Noemi também morrem, ficando aquelas mulheres sozinhas com sua sogra, a qual decide voltar a sua terra, por causa das perdas e recebendo notícias de que em sua terra natal o período de fome havia cessado.

Parece que Noemi decide voltar sozinha, mas suas noras decidem acompanhá-la na jornada. Noemi tenta convence-las do contrário. A forma como as duas mulheres lidam com a tentativa de Noemi de fazê-las voltar é interessante, nos levando a fazer um paralelo entre Orfa e Rute e a caminhada do crente rumo aos céus. Vejamos:

Orfa começou a caminhada rumo a Judá com Noemi, mas foi convencida por ela a dar meia volta e ficar em Moabe. A argumentação de Noemi a fez pensar melhor e, mesmo amando sua sogra, ela ficou em Moabe. Rute, no entanto, se apegou de tal forma a Noemi que, resoluta, não quis tomar o mesmo rumo de Orfa e foi embora com sua sogra, apesar das tentativas de Noemi de fazê-la desistir.

Orfa representa o crente que desiste da caminhada, que volta atrás, que não termina o que começou, que não sustenta a decisão de seguir a Cristo e ganhar o céu. A argumentação dos que não seguem a Cristo, os prazeres e apelos bem elaborados do mundo o seduzem, levando-o a olhar pra trás e largar a sua cruz. Orfa representa o crente indeciso, inconverso, que não tem certeza, realmente, de sua decisão de servir a Deus. Infelizmente, como Orfa, existem muitas pessoas que estão ficando pelo meio do caminho.

Rute é o estereótipo do crente fiel, que nada, nem ninguém o tiram do caminho. Podem vir com os melhores argumentos, as melhores propostas; nada consegue demover seu amor e devoção por Deus. Ele ama o Senhor, e a cada dia esse amor aumenta mais; está disposto a seguir a Cristo aonde Ele for. Ele está firme na fé, alicerçado na rocha; está pronto e disposto a pagar o preço. É o crente que morreu para o mundo e está vivo para Deus. Cristo é o seu alvo, o céu é a sua última parada. 

VOCÊ SE IDENTIFICA COM ORFA OU COM RUTE???
QUE TIPO DE CRENTE VOCÊ TEM SIDO???

Pense Nisso. Paz de Cristo!!!

domingo, 28 de julho de 2013


REPÚDIO À FALTA DE RESPEITO PELO PRÓXIMO.

protesto-marcha-vadias"Enquanto o papa prossegue sua visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, um grupo de cerca de 500 pessoas começaram no posto 5 da Praia de Copacabana um protesto denominado “Marcha das Vadias”. A partir das 14h30, passaram a deslocar-se pelas ruas do Rio de Janeiro com faixas e cartazes, além de palavras de ordem pintadas pelo corpo e seios à mostra.Algumas das mensagens empunhadas por elas diziam: “Chupai-vos uns aos outros”, “Tirem seus rosários dos nossos ovários”, ”Meu útero é laico” e diversas frases antirreligiosas."
Independente de professar a fé em Cristo de forma diferente do catolicismo romano, fica aqui o meu repúdio a atitude destes "senhores e senhoras" que se consideram "excluídos" do direito de escolher os rumos de suas vidas. Em seus protestos, beijam-se seminus, quebram símbolos religiosos, chamam palavrões, atacam a religião, atentam violentamente contra o pudor. 
Não estou me contrapondo ao direito constituinte que todo cidadão brasileiro tem de protestar. O problema é que o direito de protestar pela  minha liberdade de crença, filosofia de vida etc., não podem ultrapassar os direitos do meu próximo. Como esses "senhores e senhoras" querem ser respeitados se não têm respeito pelas pessoas?
A sociedade brasileira precisa se manifestar contra essa verdadeira cruzada pela libertinagem e imoralidade que vem tentando ser instalada em nosso país. O que me parece é que essas pessoas querem ter o "DIREITO AO DESRESPEITO".
À Igreja de Jesus Cristo cabe o direito de manifestar-se nas câmaras secretas da oração, pedindo ao Senhor que faça justiça contra o pecado que tem grassado a sociedade hodierna, sabendo que o Justo Juiz brevemente julgará a todo aquele que ao mal chama de bem e ao bem, mal (Isaías 5:20).