quarta-feira, 7 de outubro de 2015





Fatos da vida de Noé que merecem nossa atenção.



Noé, cujo significado do nome é repouso, nasceu e viveu em uma época muito difícil da história humana. Ele testemunhou o justo juízo divino sobre o pecado que tomava conta do coração dos homens de sua época. Deus foi gracioso com Noé, livrando-o do dilúvio, que dizimou toda a raça humana da época. Vejamos, então, alguns fatos que cercaram a sua vida e que merecem toda a nossa atenção.

 Andou com Deus em um ambiente contrário a Deus (Gn. 6:5-12).
- Após a queda do homem no Éden, a humanidade multiplicou-se e desenvolveu-se sobre a terra, bem como a sua rebeldia e desobediência ao Senhor. O coração humano corrompeu-se de tal forma que todas as suas intenções eram más, chegando o homem a ser pesado ao coração do próprio Deus, sendo inevitável o juízo divino sobre o pecado. - - Foi em um ambiente inóspito à vontade de Deus que Noé viveu. Quando todos queriam viver sua própria vida, alienados da vontade Divina, Noé tomou a decisão de andar na presença do Altíssimo. O desafio que cercava Noé no passado é o mesmo que nos rodeia nos dias atuais. Você tem andado com Deus neste mundo mal? Tem feito a vontade Dele em detrimento dos prazeres deste século sem regras?
Leia Mt. 24:38-39/ Rm. 12:2/ Ef. 4:17-18/ Fp. 2:15/ 1Jo. 2:15.

Obedeceu a Deus quando lhe foi dada uma difícil tarefa ( Gn. 6:14,22/ 7:1-5).
- A bíblia não cita quantos anos a arca levou para ser construída, no entanto, não deve ter sido uma tarefa tão fácil. Provavelmente somente Noé e seus filhos foram os construtores de um projeto tão arrojado. O que realmente chama a nossa atenção é o fato da pronta obediência de Noé à ordenança divina. A obediência é a qualidade imprescindível para todos aqueles que querem ter um relacionamento profundo com Deus.
Leia Dt. 28:13/ 1Sm. 15:22/ At. 5:29.

Era um homem que andava por fé (Hb. 11:7)
- Noé tinha como referencial de vida com Deus o exemplo de seu bisavô, Enoque, que fora de uma intimidade tão profunda com Deus que foi trasladado por Ele. Em uma época de profundo materialismo e desapego às coisas espirituais, Noé sabia que: somente andando pela fé não sucumbiria juntamente com aquela geração má. Nosso andar neste mundo precisa estar firmado na fé em Deus, do contrário não resistiremos, pois a fé em Deus tem sido desacreditada todos os dias por aqueles que estão a serviço do mal.
Leia Mc. 11:22/ Lc. 18:8/ Rm. 1:17/ 1Co. 16:13/ 2Co. 5:7.

 Era um pregoeiro da justiça (2Pe. 2:5)
- Noé era pregador, proclamador da justiça Divina em sua geração. Suas mensagens provavelmente incluíam uma chamada ao arrependimento e um aviso da vindoura destruição por meio do dilúvio. No entanto, como nos dias de hoje, as pessoas não lhe deram ouvidos . Mas nem por isso ele deixou de anunciar as advertências divinas. Noé é o primeiro pregador de que temos notícia na bíblia sagrada. Nossa geração também precisa ouvir as exortações e admoestações do Senhor. Você tem sido um “Pregoeiro da Justiça”?
Leia Lc. 17:26-27/ 1Pe. 3:20/ Mc. 16:15/2Tm. 4:2.

 Nossa geração, sem sombra de dúvidas, é mais corrupta e pecadora que a de Noé. Assim como Deus destruiu aquela geração através do dilúvio, a nossa também não passará sem receber a justa retribuição por seu pecado e desobediência ao Deus dos céus. Mas, o que alegra o coração de Deus é que apesar de toda a corrupção do coração do homem, sempre existem homens e mulheres como o foi Noé. Seja um deles!!!