sexta-feira, 25 de abril de 2014

Atitudes do crente para com o seu coração.





Marcos 7:18-23.
Introdução: Atualmente sabemos que o cérebro é o centro diretor das atividades humanas. No entanto, na bíblia o centro destas atividades é atribuído ao coração. Biblicamente, o coração pode ser considerado como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto, emoção e volição. Vejamos, então, quais atitudes devemos tomar com relação ao nosso coração:
I) Devemos guardá-lo.
- Um dos significados da palavra guardar é proteger, cuidar, esconder, conservar, tomar conta etc... Quando a bíblia nos manda guardar o coração ela está dizendo que devemos cuidar dele, protegê-lo, conservá-lo, tomar de conta etc. É do coração que brotam as ações que tomamos no mundo externo. Logo, quando nosso coração não é cuidado (guardado) nossas atitudes refletem isso.
Ler Pv. 4:23/ Mt. 15:18-20/ Lc. 6:45.

II) Devemos dedicá-lo totalmente a Deus.
- Devemos oferecer; destinar; dedicar todo o nosso coração ao Senhor. Não podemos dedicar partes de nossas vidas a Deus, nosso coração deve ser plenamente do Senhor.
Ler Dt. 4:29/ 6:5/ 11:13/ 1Rs. 8:61/ Mt. 6:21.

III) Devemos impedir que satanás tome conta dele.
- Todas as vezes que damos vazão ao pecado em nossas vidas, estamos dando legalidade para que o inimigo entre em nosso coração e tome conta dele. Vivemos numa guerra constante para que isso não aconteça. Nosso coração nunca está vazio, ou ele está cheio de Deus ou cheio do mal.
Ler At. 5:3/ 1Pe. 5:8/ Tg. 4:7/ Lc. 8:12.

IV) Devemos fazer dele a habitação de Cristo.
- Cristo verdadeiramente habitará o nosso coração se fizermos Dele não somente nosso salvador, mas também nosso Senhor. Cristo precisa ser o morador mais ilustre do seu coração, Ele deve ter primazia em tudo.
Ler Ef. 3:17/ Jo. 14:23.

V) Devemos mantê-lo limpo e puro.
- A limpeza e a pureza são essenciais ao coração daquele que serve ao Senhor Deus. Limpeza e pureza são resultantes da santificação em nossas vidas.
Ler Mt. 5:8/ Tg. 4:8/ Sl. 51:10/ Hb. 10:22.


Conclusão: ... "Pois a boca fala do que está cheio o coração" (Mt. 12:34). Como centro de nossas vontades, o coração só dá aquilo que tem. Portanto, temos de cultivar as atitudes listadas acima para que nossas ações possam glorificar o nome do Senhor.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

De quê você tem “alimentado” a sua alma?




 - O vocábulo “alma” (nephesh no hebraico e psyche no grego) aparece cerca de quinhentas vezes no AT e cerca de trinta vezes no NT. As duas palavras (nephesh e psyche), dependendo de seu contexto, tem vários significados, podendo se referir a homens, animais, à vida e etc. Mas, geralmente, a palavra quer dizer: “a substância incorpórea, imaterial e invisível, criada por Deus à sua semelhança, sendo a fonte motora de todos os sentimentos e ações do homem”. É a parte imortal do homem, em contraste com o corpo. Pode existir dentro do corpo ou fora dele (ler Ap. 6:9). 

- O homem é um ser tricotômico, sendo que, na hora de sua morte, o corpo – parte material – se separa da alma e do espírito – parte imaterial. A alma e o espírito são inseparáveis e algumas vezes são tomados como a mesma coisa pela bíblia sagrada (ler Ec. 12:7 e Ap. 6:9).

- Considerando o que foi exposto acima, devemos atentar, seriamente, para a forma como estamos “alimentando” a nossa alma, pois assim como o corpo precisa de alimento para manter-se, a nossa alma também precisa ser alimentada para que possamos ter uma vida espiritual saudável. 

Mas a pergunta é: De que você tem “alimentado” a sua alma?

- A má alimentação causa problemas no nosso corpo físico, podendo, muitas vezes, nos levar a desenvolver doenças graves e consequentemente levar-nos à morte. 

- A nossa alma adoece, na maioria das vezes, por causa dos “alimentos ruins” que estamos ingerindo, e que já deveriam ter sido abolidos de nosso “cardápio” há muito tempo. Vejamos alguns:
Alimentos das obras da carne: Gl. 5:19-21/ Alimentos do velho homem: Ef. 4:21-31/ Alimentos dos filhos da desobediência Ef. 5:3-6/ Os alimentos da corrupção dos últimos dias: 2Tm. 3:1-5/ Alimentos do tempo passado: 1Pe. 4:3. 

- Se você tem alimentado a sua alma com esses "alimentos" é hora de uma dieta urgente. Caso contrario a obesidade espiritual (pecado), levará você à morte. 

- Alimentar bem a alma é condição basilar para a saúde espiritual do salvo em Cristo. Devemos ter dieta espiritual balanceada. A alma só está bem se estivermos nos alimentando da fonte espiritual correta. O provedor dos alimentos da alma é o Deus Todo Poderoso. Somente Nele e por meio Dele temos uma alma saudável e bem alimentada. 

- Vejamos alguns alimentos imprescindíveis para nossas almas: A palavra de Deus: Mt. 4:4/ A oração Mt. 26:41/ A comunhão com o Espírito Santo: Gl. 5:16/ A comunhão com os santos: 1Jo. 1:7. 

- Esses alimentos é que vão robustecer sua alma, tornando-o apto e saudável para ser instrumento de Deus nessa geração.

 De quê você tem alimentado a sua alma?